Saiba como usar o Instagram de modo eficiente

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, superando o Twitter, Pinterest e o rival Snapchat, e bastante popular entre os brasileiros (75% usam o App).

A rede vem impulsionando o crescimento de muitas empresas e oferece muitas oportunidades para promover serviços e produtos de modo criativo, além de criar um importante canal de relacionamento com os clientes.

Usando o Instagram de modo eficiente

Antes de mais nada é importante estudar o seu público-alvo e saber com quem você deseja falar. Desta maneira você consegue avaliar melhor quais publicações trazem melhores resultados e pode criar um planejamento mais eficiente.

Para ter sucesso no Instagram é preciso sair da mesmice e encontrar formas criativas de interagir com seu público.

Pensando em ajudar você a tirar máximo proveito do Instagram, selecionamos algumas dicas simples e úteis para melhorar sua presença na rede, aumentar o engajamento e conquistar mais seguidores.

#1 Mantenha o perfil organizado e com todas as informações

Este ponto é básico porém o mais importante. É mais fácil alguém se interessar pelo seu conteúdo se o seu perfil está devidamente preenchido.

O primeiro passo é ter uma foto de perfil decente. Pode ser o logo da sua empresa ou uma foto, caso você seja um profissional independente.

Apesar do espaço limitado, é possível reunir na bio várias informações relevantes sobre você. Alguns dados que não podem faltar são:

  • Seu nome (ou da sua empresa)
  • Email de contato
  • Localização (muito importante para negócios locais)
  • Descrição (conte o que você ou sua empresa faz de maneira objetiva)
  • Link para o site ou blog (uma boa oportunidade de tráfego para o seu site)
  • Alguma hashtag especial que você usa para seu negócio

Dica: Se possível, deixe o seu perfil com mesmo nome de usuário que você usa nas outras redes (Twitter, Facebook, etc).

#2 Conteúdo de qualidade

Postar conteúdo de qualidade no Instagram chama a atenção e garante um bom número de curtidas. A regra de ouro é: a imagem precisa falar mais do que as palavras.

Algumas dicas de postagens para o Instagram

  • Vídeos sobre seus produtos ou serviços (máximo de 1 minuto)
  • Imagens de trabalhos concluídos ou em andamento
  • Fotos do dia a dia da empresa
  • Frases e citações
  • Imagens com dicas, curiosidades e estatísticas

O que não fazer: Abusar dos filtros, imagens com qualidade baixa ou resolução ruim, postar fotos que mostrem um local desorganizado, piadas de mau gosto ou apelativas.

#3 Engajamento

Inicialmente, você não terá muitos comentários e likes nas suas fotos. O importante é não desanimar e manter o ritmo frequente de postagens.

Algumas dicas para encorajar o engajamento dos usuários são: seguir outros perfis relacionados com a sua atuação, curtir fotos de outros usuários e usar hashtags relevantes nas suas postagens.

É muito importante estar atento às tendências, assim você pode produzir o conteúdo que as pessoas querem naquele momento.

Sem tempo para criar conteúdo de qualidade para seu perfil no Instagram? Veja como podemos ajudar neste link.

#4 Instagram Stories

O Instagram Stories é atualmente uma das principais funcionalidades do aplicativo, onde os usuários compartilham imagens e vídeos que duram 24 horas.

É ideal para compartilhar fotos de eventos, ofertas especiais, novas ideias e o que acontece no seu dia a dia.

Os posts do Stories são exibidos em um espaço reservado, assim você não precisa se preocupar por encher demais o seu feed ou irritar os seus seguidores com excesso de postagens.

Instagram Stories
O Stories oferece maior proximidade com seu público. É possível postar conteúdos mais diversos e que mostrem os bastidores da empresa.

Para quem não tem uma equipe de design ou não possui conhecimentos na área, uma dica é usar o Canva, um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online.

Veja também alguns exemplos de como as empresas estão usando o Stories neste link.

Dica: O Instagram Stories oferece a possibilidade de inserir links nas postagens. Isso pode ser uma ótima fonte de tráfego para o seu site ou blog.

#5 O poder das hashtags

As hashtags são uma boa maneira de encontrar conteúdo relacionado com a sua área e descobrir clientes que estariam interessados em sua marca.

Use hashtags relevantes em suas postagens. Uma publicação com hashtags tem mais chance de receber curtidas e comentários.

Cada post no Instagram pode conter até 30 hashtags, porém, usar mais de 10 hashtags pode ser percebido como spam (e diminui o engajamento).

Como usar hashtags corretamente

  • Use de 5 a 10 hashtags na postagem.
  • Não publique usando apenas hashtags, use também texto para descrever a imagem.
  • Sempre use hashtags relacionadas com o que foi postado.
  • Use hashtags específicas da sua área para ter engajamento de qualidade.
  • Não esqueça de usar também hashtags populares (se forem relevantes para o conteúdo), para aumentar o alcance do post.
  • Tente seguir a regra: mais texto que hashtag.

Hashtags de marca

As hashtags de marca são específicas da sua empresa. Elas podem conter sua marca (exemplo: #Nike), seus produtos (exemplo: #FiatCronos) ou uma campanha específica. Vale a pena notar que 70% das hashtags no Instagram são de marcas.

Conseguir emplacar uma hashtag não é uma tarefa fácil, mas se seus seguidores começam a usá-la, sua marca só tem a ganhar.

Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar o que seus seguidores estão compartilhando usando sua hashtag.

Veja na galeria alguns exemplos de campanhas utilizando hashtags de marca:

Gostou? Então Compartilha ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *