6 perguntas que você deve responder antes de iniciar nas Redes Sociais

Presença nas Redes Sociais

Ter presença nas redes sociais é essencial para manter um relacionamento com seus clientes e melhorar a visibilidade da sua marca, mas criar uma página no Facebook ou uma conta no Twitter só porque todo mundo tem não faz muito sentido.

Se você busca estar presente nas redes sociais é necessário antes de tudo fazer uma análise prévia.

Perguntas que devem ser respondidas antes de iniciar nas redes sociais

Listamos seis perguntas que você precisa responder antes de criar os perfis da sua empresa nas redes sociais. Estas perguntas te ajudarão a elaborar mais facilmente uma estratégia para alcançar seus objetivos.

Quais são meus objetivos? Eles são realistas e mensuráveis?

Iniciar nas redes sociais sem um propósito é sinônimo de fracasso. Toda estratégia de presença nas redes sociais deve ser baseada em objetivos definidos e mensuráveis.

Quando você define objetivos fica mais fácil acompanhar os avanços e resultados.

Lembre-se que os objetivos devem ser realistas e mensuráveis. Exemplo: Ao invés de “aumentar o número de seguidores” pense em algo como “aumentar em 10% o número de seguidores no primeiro semestre”.

Dica: Defina um ou mais objetivos que você deseja alcançar e para cada um deles trace uma estratégia contendo metas, cronogramas e planos de ação.

Alguns exemplos de objetivos:

  • Estabelecer um novo canal de venda
  • Melhorar o reconhecimento da marca
  • Aumentar o tráfego para o site
  • Conhecer melhor os clientes
  • Criar um novo canal de atendimento aos clientes

Anote todas as ações executadas e estabeleça um calendário para medir os resultados (semanal, mensal, etc). Desta maneira você consegue visualizar quais ações trazem melhores resultados.

Qual será o meu KPI (Key Performance Indicator)?

Através das redes sociais é possível aumentar as vendas e conquistar novos clientes, e uma maneira de garantir isso é através do acompanhamento das KPIs certas. Você precisa saber quais são os indicadores que medem o seu sucesso nas redes sociais.

Alguns exemplos de indicadores:

  • Engajamento (Likes, comentários, compartilhamentos, cliques)
  • Alcance (Seguidores, impressões, visualizações, tráfego)
  • Número de vendas ou novos clientes

Saiba mais sobre KPI neste link.

Quais recursos tenho à disposição para minhas ações nas redes sociais?

O primeiro passo é definir se a gestão dos perfis será feita na própria empresa (pode ser você, um funcionário ou equipe) ou por uma empresa contratada.

Também é necessário definir um orçamento mensal para atividades como criação de conteúdo, anúncios, promoções, dentre outras.

Quem é meu público alvo?

Conhecer o perfil dos seus seguidores é essencial para o sucesso da sua estratégia. Antes de tudo você deve definir uma representação simplificada do cliente ideal para sua empresa.

Alguns parâmetros que você pode usar: sexo, idade, dados socioeconômicos, localização, interesses, hábitos de consumo.

Uma vez mapeado o perfil do seu público você terá um maior engajamento nas suas postagens, simplesmente pelo fato de produzir exatamente o tipo de conteúdo que o seu público tem interesse.

Público-alvo
Você deve criar conteúdo útil e do interesse do seu público-alvo

Em quais redes sociais meu público alvo está presente?

Criar perfil numa rede social onde o seu público não está presente é perda de tempo. O melhor é focar naquelas em que você pode obter engajamento e criar um relacionamento duradouro com os usuários.

É importante lembrar que cada rede social tem um tipo de conteúdo que traz melhores resultados. Tente postar conteúdo único e exclusivo em cada plataforma para alcançar um desempenho melhor.

Quais ações devo implementar para atingir os objetivos da minha campanha?

É importante definir ações concretas, especificando tempo e orçamento se possível. Você deve pensar no tipo de conteúdo que irá produzir, promoções, frequência, etc.

Confira neste link algumas dicas para melhorar a performance no Facebook e Instagram.

Precisando de ajuda? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em marketing digital.

O principal objetivo de estar presente nas redes sociais é divulgar sua marca e criar um relacionamento duradouro com as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *